sexta-feira, 16 de maio de 2014

Almanaque Disney 300

Essa semana  tive a oportunidade de adquirir uma edição de  Almanaque Disney 300.

Essa é uma revista que eu tinha, mas nem contava ela como parte da coleção porque estava em péssimo estado, inclusive sem capa. Fui assinante do pacote de assinaturas de quadrinhos Disney na década de 90 chamado Mundo Disney. Algumas vezes eu encontrava o pacote no chão mordido pelos cachorros de casa. E foi isso que aconteceu com o Almanaque Disney 300 que veio na minha assinatura na época. O ano era 1996 e eu tinha 11 anos de idade. Mesmo a revista estando detonada ainda consegui ler as HQs e guardei até hoje. Lembro que fiquei chateado porque como era assinatura, eu tinha todos os números na sequencia do nº 279 ao nº 326. E ficou faltando na coleção justo o nº 300 que é um número mais interessante.

Minha revista toda rasgada

Resolvi esse problema ao encontrar na excelente loja virtual Casa do Gibi essa edição por um preço bem bacana. Na verdade, pela metade do preço de um concorrente. Fiquei animado e resolvi comprar mais 2 edições de Almanaque Disney juntos pra aproveitar o frete, que por sinal, é de apenas R$ 5,00. Eu recomendo comprar na Casa do Gibi, não tem só quadrinhos Disney, o preço não é muito maior do que eu costumo ver nos sebos e a vantagem é de que os gibis estão em ótimo estado de conservação, como se tivessem sido guardados por um colecionador todos esses anos, diferente do que ocorre nos gibis encontrados em sebos.

Almanaque Disney nºs 202, 300 e 234. Agora tenho 87 Almanaque Disney na coleção.

Reli essa revista hoje e resolvi listar todas as HQs dela. Interessante que ao pesquisar no Inducks vi que as HQs desse Almanaque Disney não foram mais republicadas recentemente. Vou dar notas em estrelas de 1 a 5.
Mickey em Robin Hood de Saias – 27 páginas -  ***
Roteiro: Carlos Panaro
Desenho: Fabrizio Petrossi

Nessa HQ, Mickey e Pateta são roubados por duas tias velhas bem safadas.

Aladdin em O Pesadelo – 6 páginas -  *
Roteiro: Frank Jonker
Desenho: Carmen Pérez

Eu não vejo graça no Aladdin e agradeço por essa ser curta.

Tio Patinhas em Comida Rotativa – 7 páginas - ***
Roteiro: Charlie Martin
Desenho: Juan Torres Perez

Das HQs dessa edição, essa é a que eu me lembrei rapidamente quando comecei a ler. É uma boa HQ em que o Tio Patinhas surta só de ver a possibilidade de servir comida grátis no seu restaurante.
Lobão em O Campeão do Sopro – 6 páginas - ***
Roteiro: Dell Connel
Desenho: Jack Bradbury

Eu gosto do universo do Lobão, do Lobinho e dos 3 Porquinhos. Essa é uma HQ honesta e divertida. 

Baby Disney – 2 HQs – 1 página cada - *****
Roteiro: Gérard Cosseau, Jean-Loïc Belhomme
Desenho: Claude Marin

Adoro Baby Disney, sempre achei muito engraçado os personagens quando criança. 

Ducktales em Famosos por Acaso – 16 páginas - ***
Roteiro: Janet Gilbert
Desenho: José Maria Millet Lopez

Nessa HQ os 3 sobrinhos e a Patrícia vão parar em outro planeta e o Tio Patinhas, com a ajuda do Capitão Bóing tem que resgatá-los. Eu gosto de Ducktales, mas ultimamente ao ler e reler HQs cheguei a conclusão que funciona melhor no formato desenho. 
 












Simba em A Dura Vida na Selva – 6 páginas - ****
Roteiro: Jos Beekman
Desenho: Angel Rodriguez

Do Rei Leão, ao contrário do Aladdin eu gosto. E também ao contrário de Ducktales, acho que funciona muito bem em HQs. HQ leve e divertida. 



Mickey em Uma Boa Ação – 8 páginas - **
Roteiro: Patrick Galliano
Desenho: Maximino Tortajada Aguilar

Mickey e Pateta fazendo boa ação e acabando com os planos do Bafo ao mesmo tempo. Mais do mesmo.


Tico e Teco em A Inundação – 3 páginas - *
Roteiro: Didier le Bornec
História-passatempo do Tico e Teco chata pra caramba


Superpato em A Batalha Musical – 35 páginas - ***
Roteiro: Bruno Sarda
Desenho: Giorgio Cavazzano

Tio Patinhas inscreve o Donald num concurso de música e ele, como Superpato, tem que investigar o sumiço do troféu. É uma boa HQ pra fechar bem a edição, mas não é uma HQ marcante do Superpato.

Analisando as notas que eu dei pra cada HQ da revista e os comentários pude perceber que o que eu mais gostei na revista foram as HQs curtas da série Baby Disney e a HQ do Rei Leão que não são mais publicadas atualmente. Em contra partida, não gostei de Aladdin e Tico e Teco e agradeço por não serem republicadas. As demais HQs apenas regulares.

Almanaque Disney 300, portanto, é uma edição que vale apenas pelo número expressivo. O conteúdo é mais do mesmo que seguia a linha de Almanaque Disney da época. 10 HQs em 132 páginas, mas nada inesquecível. 

Uma última observação. Só eu acho que a capa de Almanaque Disney 300 lembra a capa de Topolino 3000? Temos vários personagens na capa e o número bem grande estampado. 

Julho/1996                                                                                                Maio/2013


E por falar em Topolino, essa semana fiz minha primeira compra de Topolino. Duas edições antigas. Quando chegarem e eu conseguir ler em italiano eu faço um post sobre as revistas.

7 comentários:

  1. Olá! Tudo bem? Espero que sim.

    Gostei muito da tua postagem, das avaliações, do conteúdo todo. Sou suspeito pra falar de Cavazzano.. acho que ele mereceria mais uma estrela, mas isso é só meu gosto pessoal ainda mais que se trata de m HQ com o Superpato.

    Rapaz, sua revista está em ótimo estado hein.... Páginas sem orelhas, cores ainda vibrantes e nítidas. Excelente aquisição. De vez em quando eu compro alguma coisa na Casa do Gibi. Mas não dispenso concorrentes também, não.. quando o produto me interessa muito.

    Obrigado por compartilhar!

    Até mais!


    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, comprei tb no Planeta Gibi essa semana, mas é bom pesquisar sempre antes. Essa Almanaque Disney tava pelo dobro do preço lá, por isso preferi comprar na Casa do Gibi. E chegou muito rápido. Paguei na segunda-feira e na quinta-feira já estava em minhas mãos.

      Quanto ao Cavazzano eu não desenho nada, fica pra quem entende avaliar melhor os traços... Fui mais pelo que a HQ diverte e por isso dei 5 estrelas pra Baby Disney haha.

      Abraço.

      Excluir
  2. Ótimas aquisições! E o que você comentou a respeito da história desenhada pelo Cavazzano em que você levou mais em consideração o roteiro mais divertido do que os desenhos eu entendo bem disso. O Cavazzano é um ótimo desenhista, mas o que deixa a desejar muitas vezes são os roteiros escritos por outros. Já li histórias fantásticas com desenhos fracos mas também li histórias ruins com desenhos excelentes, inclusive do Cavazzano, mas com roteiros de um tal casal Mcgreal, ô roteiro ruinzinho o deles. Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse almanaque eu tenho. Mas acho que ele tinha manchado, ou sei lá o que. Ótimas histórias nele, muito bom o uso de vários personagens/universos da Disney.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho esse Almanaque... se encontrar em algum Sebo vou comprar. Tenho alguns gibis que gostaria de substituir justamente porque estão muito detonados.

    ResponderExcluir
  5. Tenho na coleção...comprei nem lembro mais em algum site...nunca li por falta de tempo..mas tá na lista!! xD

    ResponderExcluir
  6. Ah tira essa verificação de palavra/números aqui no seu blog..isso é maior saco(fica a dica)!! xD

    ResponderExcluir