quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Review: Almanaque Disney 215


Algum tempo atrás comprei em um sebo um lote com 25 edições de Almanaque Disney (R$ 5,00 cada) do nº 208 ao 232. Todas em ótimo estado de conservação. Por alguns motivos não li todas elas ainda e de tempos em tempos eu escolho alguma pra ler. Essa semana li essa Almanaque Disney 215, de abril de 1989. Resolvi fazer esse post no blog e comentar as HQs.


Os quadrinhos Disney no brasil estão numa fase muito boa. As mensais pelo jeito continuam vendendo bem (tanto em bancas quanto assinaturas), não temos cancelamentos de almanaques de personagens que saem bimestralmente (esses eu não estou comprando), temos o Disney Especial de volta. E temos os especiais de luxo capa dura. Com todo esse sucesso e percebendo tantos colecionadores animados e comprando os quadrinhos, sinto falta de mais blogs que falem de quadrinhos Disney.  Hoje as postagens se resumem ao facebook e os comentários são feitos por lá mesmo. Bacana, é mais fácil, mas isso acaba se perdendo na linha do tempo. Criei esse blog em 2013, fazia 3 anos que estava sem postar, mas minhas postagens continuam aqui e gosto de rever minha coleção e o que eu disse sobre ela.

Os meus posts geralmente vão por um caminho de postagem que eu gostaria de ver em outros blogs. Decidi fazer um breve comentário sobre cada HQ do Almanaque Disney e dar nota sobre elas.

 Pra tentar explicar meu critério que é muito subjetivo e depende da ocasião, utilizei estrelas de 1 a 5 onde fica mais ou menos assim:

***** - ótima / excelente
**** - muito boa
*** - boa
** - regular
* - ruim


Usei  o INDUCKS como fonte de informação já que na época as HQs não tinham os autores creditados na revista. Deixo o link direto pra quem quiser conferir a primeira página de cada HQ:

Vamos a elas!

Donald em Noite Macabra – 20 páginas - ***
Roteiro: Carlo Panaro
Desenho: Romano Scarpa / Sandro Del Conte

Noite Macabra tem o Donald como protagonista e começa com um ar de mais do mesmo, com ele sendo bem sucedido num emprego, mas como sempre imprevistos acontecem e ele se vê obrigado a correr contra o tempo pra superar um rival no trabalho pra ganhar uma recompensa. Ao tentar vender uma assinatura ele acaba sendo hipnotizado pra que pense que é um lobisomem e passa uma noite cheia de confusão. É uma boa HQ. Leve, rápida e divertida.
Publicada pela ultima vez em 1992.

Tico e Teco em As nozes saltitantes – 6 páginas – **
Desenho: Jack Bradbury
Tico e Teco lidando com um esquilo que anda roubando suas nozes.  Truques de um lado e do outro. Bem infantil.
Publicada pela ultima vez em 1999.
Mickey e Pateta em O roubo do furgão – 11 páginas - ***
Roteiro: Louis Cance
Desenho: Gen-Clo
Mickey não desvendou nada aqui e o Pateta rouba a cena. Interessante.
Nunca foi republicada.

Baby Disney – 1 página - **
Roteiro: Gérard Cosseau, Jean-Loïc Belhomme
Desenho: Claude Marin
Adoro Baby Disney e por mais que essa HQ retrate a realidade dos adultos não acho q seja bacana pro universo infantil, que ainda tem sua ingenuidade e sinceridade.
Nunca foi republicada.

Ursinho Pooh em Um aniversário realmente feliz – 5 páginas - **
Roteiro: Vic Lockman
Desenho: Pete Alvarado
Detalhe que no gibi da época a grafia ainda era Ursinho Puff, que foi assim que eu aprendi a falar desde criança e que depois de velho tenho q falar/escrever Pooh. Sempre quando leio HQ do Ursinho Pooh eu leio com a voz chorosa dele do desenho na cabeça. Essa HQ é um drama. Pooh está preocupado em não ter seus presentes roubados. Bem deprimente. Claro que no fim dá tudo certo. Vale pela nostalgia.
Nunca foi republicada.
  
Escoteiros Mirins em O Vale do Labirinto – 14 páginas - ****
Roteiro: Louis Cance
Desenho: Gen-Clo
Boa, muito boa. Gosto de labirintos. Escoteiros em apuros escaparam por sorte e depois passaram a perna nos bandidos.
Nunca foi republicada.

Quincas em Um lugar calmo e seguro – 6 páginas - ***
Roteiro: Jack Sutter
Desenho: Valentin Doménech

É uma HQ bacana. Detalhe que no final o Quincas quebra a “quarta parede” (quando o personagem fala com quem está lendo) que está na moda em alguns seriados como House of Cards, por exemplo.
Publicada pela ultima vez no Disney Especialíssimo nº 24

Donald e Peninha em Interferências – 13 páginas - ***
Roteiro: Bob Langhans
Desenho: Jaime Diaz Studio

Boa HQ. Só a fala do Tio Patinhas “oi, coisa nenhuma, seu irresponsável” já vale.
Nunca foi republicada.

Superpateta em Na mira do camaleão – 8 páginas - **
Desenho: Kay Wright
Boa aventura do Superpateta, mas não gosto de pensar no Pateta cuidando da cidade o tempo todo como mostrado nessa HQ. Prefiro pensar que o Pateta só vira o Superpateta em situações pontuais e que não seja um herói do tipo “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”.
Nunca foi republicada.

Banzé em Eta mundo barulhento – 4 páginas - **
Roteiro: Albert Cosser
Desenho: Julio Antonio Ramos Poquí

HQ infantil. Banzé procura um lugar melhor pra dormir. Nada mais.
Nunca foi republicada.

Mickey e Pateta em Detetives de circo – 12 páginas – **
Roteiro: Les Lilley
Desenho: Josep Tello Gonzalez
Ahh o Pateta entregou uma dica de quem era o vilão logo no começo e aí perdeu a graça.
Nunca foi republicada.

Nota da revista Almanaque Disney 215 - **
Parece que estou sendo muito criterioso na avaliação, muito crítico, mas não é porque sou colecionador Disney e adoro os quadrinhos que tenho que achar tudo perfeito. Ao mesmo tempo, não é porque não é uma das melhores edições que não merece a leitura. É uma edição de quase 20 anos atrás.  Ainda mais ao constatar que, tirando algumas HQs que foram republicadas muito anos atrás, as demais nunca foram republicadas. Pra mim é tudo inédito. Porém,  ao ler cada uma delas e avaliar, chego a conclusão que nem tudo precisa ser republicado. Eu comprava Disney Jumbo e Mega Disney porque a maioria das HQs mesmo sendo republicações eu não tinha na coleção, mas não sinto falta dessas publicações. Sei que muitos leitores querem de volta, mas pra mim não é prioridade. Se for pra republicar HQs apenas regulares não vejo muito proveito.  Hoje acho que a Disney Big já é suficiente por trazer 300 páginas (ou menos já que quase sempre tem HQs inéditas sendo publicadas nela) por bimestre de republicações.

Um comentário:

  1. Gostei muito das suas avaliações. Embora vejo que você tem um olhar mais crítico que eu. Rsrs....
    Achei bem interessante. Também acho que a Big já cumpre bem esse papel. Além dela há os almanaques e agora Disney Especial. Chega ne...
    Um abraço.

    ResponderExcluir